terça-feira, 13 de junho de 2017

Escolhi Esperar?

Há muito tempo eu estou com vontade de escrever sobre isso, porém a falta de tempo não me permitiu. Hoje que é o dia dos namorados eu tive essa "brecha". Venho falar daquilo que normalmente chamamos de "escolher esperar".
Houve no dia de hoje muitas manifestações de amor, uma mais linda que a outra. Meu instagram ficou recheado de fotos de casais, de presentes, de flores e tudo mais. De igual forma vi muitos solteiros fazendo brincadeiras ou então comemorando o seu estado atual. Eu mesmo fiz uma playlist no Stories com músicas para o dia dos namorados. Só peguei música "deprê". Sabe? Aquelas que sua mãe gosta. Aquelas que tem naquele DVD de Flashback, que praticamente toda casa tem, um de 99 clipes. Coloquei lá "Still Loving You", "Total eclipse of my heart", "Forever"1 e outras. São músicas que eu gosto de ouvir, mas hoje foi para essa brincadeirinha de "entrar no clima". Se eu fosse ouvir músicas de relacionamento mesmo ouviria "Escolhi te esperar", "Espera por mim", "Caneta e papel"2... E é justamente sobre as duas primeiras letras citadas que eu quero falar.
Escolher esperar é um dizer (poderia chamar de movimento também) que faz muito sucesso entre os jovens cristãos. É fato que em toda a Bíblia vemos vários indícios do que é o relacionamento correto, o casamento e tudo mais. Em Gênesis 2, 24 lemos:
Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne.
Esse versículo é base quando falamos de casamento. De maneira relativa, a criação da mulher em si já demonstra a nossa necessidade da espera. O Reveredo Augusto Nicodemus em um vídeo do canal "Perguntar não Ofende"3 diz de forma cômica, porém verdadeira, que Adão precisou "dormir" para que Eva viesse. Então a primeira coisa que Deus fez foi fazer Adão entrar em um sono profundo (v.21). Não dá para falarmos de espera sem mencionar os quatorze anos que Isaque esperou por Raquel (Gênesis 28; 29).
Penso que hoje não somente os namorados amaram. De fato acredito que devemos celebrar o amor todos os dias! Mas em sentido concreto, de amar uma pessoa, penso eu que todos aqueles que realmente estão esperando, amam com igual, ou até maior intensidade. É um símbolo único de amor se abster de determinados contatos, de determinadas conversas ou de determinadas situações, pelo bem de uma pessoa que você ainda não conhece, ou que ainda você não a viu de tal forma. "Não sei quantas letras tem o seu nome, mas já o escrevi dentro de mim / Há anos eu te amo a distância, na verdade sonho com você desde criança", já disse a Marcela Taís!
Canto este trecho desta música com todo o amor que tenho aqui guardado para aquela mulher que poderei honrar como marido. Mesmo que eu não saiba quem ela é, se já a conheço ou não, eu já guardo tudo o que eu puder para ela. Regro termos, frases e até emojis para que o meu tratamento para ela seja único.
Pela graça de Deus eu posso dizer que escolhi estar esperando. Até brinco com alguns amigos dizendo: "Não fui eu que escolhi esperar, foi a espera que me escolheu", ou então naqueles eventos do Facebook: "Não escolhi mas estou esperando". Mas é coisa de brincadeira. Digo que escolhi, pois na medida do possível estou me abstendo de determinados tipos de conversas, desviando de conhecer pessoas novas. Já tenho muitos amigos ora bolas, então se eu buscar conhecer garotas, dificilmente estarei buscando amizade. Então eu estou "correndo" de algumas coisas.
Falta de opção não é escolher esperar! Já que essa expressão é tanto usada, o escolher esperar é dizer "Não!" as opções que aparecerem e fazer isso confiando em Deus e tendo clareza no coração que está realmente esperando "a pessoa". Uma comparação um pouco chula, mas funciona assim... Uma coisa é você ter um taaaaanto de doces no armário e dizer: "Esses doces irão me fazer mal. Não comerei!", outra coisa é não ter doce nenhum e dizer: "Achei melhor não comer doce.". Boba, mas eu acho que dá para entender.
Se guarde verdadeiramente! Seus abraços, beijos, preocupações, atenção, frases (tipo a já banalizada "Eu te amo!") e tudo mais quanto puder. Teve aquela ideia legal de presente? Anote e espere a pessoa que merecerá. Foi inspirado e escreveu aquele poema lindo? Anote e quando ela(ele) chegar escreva uma carta de próprio punho, compre o chocolate favorito dela(dele) e faça aquela surpresa. Aguarde! Ore! Deus no tempo certo fará a vontade D'Ele! "Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu;" Eclesiastes 3, 1.
Com isso digo para você que lê esse texto o que digo para mim todos os dias quando a ansiedade me turva a mente. Não procure opções, seja antes alguém que mereça ser procurado; Não busque qualidades, busque defeitos, pois vendo aqueles que suporta as qualidades só serão a cereja do bolo; Não procure alguém digno de você, seja antes digno para alguém; Se preocupe em ser um bom namorado(a) antes de buscar que o outro seja bom ("O amor conspira por quem pode ser a resposta da oração de alguém"); Ore; Ore mais um pouco; Pense que todo relacionamento (namoro, amizade, casamento) são para a Glória de Deus.
Lembre-se! Cada ano de espera será compensado com um segundo de sorriso da pessoa correta!


Referências
1.
Scorpions, Bonnie Tyler e Kiss, respectivamente.
2.
Marcela Taís e Os Arrais, respectivamente.
3.
Clique aqui para ver o vídeo.