terça-feira, 18 de agosto de 2015

Fé?


     Bom venho neste texto falar sobre algo que me intriga um pouco sobre este símbolo acima. Como provavelmente você deverá saber, este símbolo foi criado pelo conhecidíssimo cantor gospel chamado André Valadão, para um cd se não me engano. Como consequência deste sucesso, este símbolo se tornou muito popular e é usado por um grande número de pessoas. Mas aí há um detalhe... Será que as pessoas sabem o que este símbolo representa? Ou será que realmente foi a intenção do André criar uma marca que ficasse popular e que pudesse ser aplicada em diversos âmbitos de nossas vidas. Pensaremos sobre isso.
     Primeiramente, devemos entender o que é símbolo... Muitos são os significados e variados são os entendimentos e conceitos criados para explicar o mesmo. Trazendo do grego "συμβάλλειν" , símbolo significa "juntar", ou então "cada parte de um objeto", já do latim "symbolus", significa "sinal" ou "marca", no mais temos outros significados em áreas específicas. Para a antropologia filosófica, mais especificamente dizendo, Ernst Cassirer, o homem é um ser(animal) simbólico, ou seja, o homem constitui a sua cultura através de símbolos. Então vejamos, quanto ao já citado simbolo acima. Muitas pessoas nem se quer percebem que é a palavra "FÉ" em formato de um escudo. Como já disse, não consigo dizer sobre a verdadeira intenção do André Valadão(ou de seus colaboradores) ao criar esta marca, mas digo que talvez ela possa ser mal interpretada.
      O que resultou isto foi o simples fato que um dia saia eu do trabalho e vi um homem subindo a rua fumando, casualmente em seu pescoço estava o dito cujo. O colar com esta insígnia. Fui pensando. Consigo me lembrar ainda claramente durante a copa quando alguns outdoors, estampavam a animação: "FÉ no Brasil, FÉ na Copa". Com isso me pergunto. O que realmente este símbolo representa? Uma fé cristã ou uma fé na vida? Não posso dizer de consequências, mas é importante separar as coisas. Por exemplo se este caro fumante que vi, for cristão, está dando um mal testemunho(Mt 5,14-16). Se representa uma fé na vida, não há nenhum problema em o mesmo o estar usando. Por outro lado, se o mesmo não sabe o significado desta insígnia, ele deveria se preocupar por está usando alguma coisa que não sabe de onde provém.
     Para o escritor de Hebreus a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que não se vêem(Hebreus 11, 1). Com isso podemos ver que a verdadeira fé cristã, não depende de algum símbolo palpável, ou visível. Não condeno, tanto por que uso uma pequena cruz em meu pescoço. Venho apenas com isso propor uma reflexão, para que não venhamos depositar a nossa fé em símbolos, ou então exercitá-la com o uso de alguma insignia. À você cristão que lê esta breve e imperfeita reflexão, recomendo que leia o Capítulo 11 do livro de Hebreus e verá o que os grandes patriarcas fizeram por sua fé. Doutro modo se este simbolo representa uma fé na vida, ouça também a música "Tente outra Vez" do Raul Seixas, que com certeza terá também uma ótima forma de ver como podemos ter fé na vida. Como o mesmo diz: "Tenha fé em Deus, tenha fé na vida!".

Referências:

ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de Filosofia; tradução da 1ª edição brasileira coordenada e revista por Alfredo Bosi; revisão da tradução e tradução dos novos textos Ivone Castilho Benedetti. 6 ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2012.

Dicionário Priberam da Língua Portuguesa:  http://www.priberam.pt/DLPO/simbolo. Acessado em 18/08/2015.

0 comentários:

Postar um comentário